Plágio x conhecimento
Plágio é crime, plágio é roubo, plágio é falta de caráter (para quem conhece a lei), mesmo cometido às vezes por engano não pode passar impune, ele também atrapalha e muito o conhecimento científico.
Na era moderna onde as pessoas têm pressa para fazer tudo, há também, como não poderia faltar, a pressa para se ganhar dinheiro e ser bem sucedido financeiramente, são vários os fatores que contribuem para a sociedade agir assim, um deles é a mídia que fomenta a idéia do consumismo, outro é a desigualdade social do país que leva o cidadão a ver poucos com tantos recursos financeiros e muitos vivendo na miséria, enfim poderia enumerar vários elementos, porém isso seria assunto para outro texto.
O que pretendo aqui é chamar a atenção para o plágio, muita das vezes feito pela ansiedade que o cidadão tem de conseguir dinheiro, os mais apressados não estudam e nem começam uma carreira, pois é mais fácil fazer cópia de CD e DVD para vender do que estudar e trabalhar, esse último meio o retorno financeiro demora mais a chegar.
Se ajustarmos ainda mais o foco conseguiremos enxergar a ferida de muitos dos universitários, “O Plágio”, o que se espera de uma aluno de faculdade dentre outras coisas é conhecimento e integridade, ser integro é respeitar a lei, sem informação o indivíduo pode alegar inocência no ato de plagiar, mas o universitário não pode usar essa desculpa porque ele tem instrução suficiente para saber o que pode e o que não pode, como diz na nossa Constituição Federal no capítulo 5 inciso II “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;” conhecedor o aluno sabe que é errado o plágio e porque o faz? Porque há a compra de trabalhos? Porque há a compra de monografias?
Os autores que fizeram obras com intuito de ajudar a sociedade e o meio acadêmico e que detêm o direito autoral outorgado por lei sofre com a prática do CTRL C e CTRL V, existem também os autores de má fé os