PLÁGIO EM TRABALHO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DO EDUCADOR

5206 palavras 21 páginas
PLÁGIO EM TRABALHO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DO EDUCADOR1
Elaborado em 05.2006.
Parecer sobre caso de plágio de obra intelectual em trabalho universitário.
Elaborado por Vinício Carrilho Martinez, prof. Universitário em Marília(SP).

PARECER TÉCNICO-JURÍDICO CIRCUNSTANCIADO
"PRODUÇÃO ACADÊMICA E HONESTIDADE INTELECTUAL"
Este parecer circunstanciado se presta a um único intuito: posicionar-se, de forma clara e indubitável, contra a falsidade ideológica ou "estelionato intelectual". Nosso objetivo é esclarecer controvérsias quanto à necessidade da pronta informação das fontes de origem do conhecimento científico — um tema, a rigor, que nem deveríamos mais discutir, simplesmente porque se trata de algo mais do que óbvio e necessário à justa convivência acadêmica.
Vale ressaltar que o texto é composto de seis partes. Para efeito didático, na primeira parte, traremos a síntese de uma narrativa possível que se aplique bem à tese central do parecer; na segunda responderemos sucintamente aos esclarecimentos propostos pelo requerido. Na terceira parte, mais desenvolvida quanto ao tema em abstrato (cópia irregular de trabalhos monográficos via Internet), apresentamos a fundamentação científica e informacional que o tema requer; na quarta, segue uma breve discussão jurídica que embasa o que fora alegado teoricamente na primeira; já, na quinta, traremos as considerações finais; por fim, na sexta e derradeira sessão do trabalho, consta a referência bibliográfica, confirmação da imperiosa necessidade da honestidade intelectual. 1ª Parte
DA NARRATIVA DOS FATOS
Segue-se exposição de motivos por parte do requerido:
"Como parte de uma avaliação, valendo 2,5 pontos na média pedi que meus alunos fizessem um ARTIGO com tema livre sobre Direito Constitucional (o objetivo, mais do que propriamente a matéria era obrigá-los a escrever, uma vez esta é a maior deficiência do pessoal...maior que o próprio conhecimento jurídico em si)".
"Bem, recebi os artigos,

Relacionados

  • Censo Ead
    58689 palavras | 235 páginas