Pluralismo Juridico
1 Resumo........................................................................ 3
2 Introdução ................................................................... 4
3 Desenvolvimento......................................................... 5
1.A trajetória do direito estatal..................................... 6
2.A crise do monismo estatal....................................... 8
3.Pluralismo Jurídico.................................................... 10
4 Conclusão.................................................................... 12
5 Referencias.................................................................. 13
Resumo
O Pluralismo Jurídico sempre existiu nas sociedades, e ele é composto por dois ou mais sistemas Jurídicos , que também vigem em uma determinada sociedade de forma simultânea , que é o monopólio das normas jurídicas. Utiliza-se também a teoria, que leva a conclusão que o direito é um fato ideológico .
Direito alternativo faz parte de um dos exemplos mais claros do Pluralismo Jurídico , visto aqui no Brasil como uma forma social para levar justiça a quem é de direito .
INTRODUÇÃO
Resulta-se que a ineficiência do monismo jurídico é o reflexo causado pela ineficiência das normas jurídicas impostas por Estado a seus cidadãos . O pluralismo jurídico como fenômeno decorrente da complexidade humana, nasce, a partir da inadequação da concepção unitária e centralizadora do direito, e das exigências da nova realidade complexa dos conflitos humanos, baseia-se na existência de mais de uma realidade social, dando atenção às várias formas de ação prática e a complexidade de áreas sociais com características próprias que compõem o mundo jurídico ao qual estamos imersos. Dessa forma essa situação de complexidade nada mais é do que um repagina mento do pensamento jurídico com vistas em uma maior eficácia do poder judiciário dentro de sua atuação prática,