pluralidade
Question 1
Notas: 1
Leia o texto abaixo:
[...] Retomo o livro e leio mais um trecho grifado: o professor Schianberg diz que a natureza do amor, de não nos permitir escolher por quem nos apaixonamos, é uma rota que pode conduzir _____ ruína. Entendo por que Schianberg escreveu isso. E dou razão _____ ele. Alguns amores levam _____ ruína. Eu soube disso desde _____ primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa. [...]
AQUINO, Marçal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 25.
Agora selecione a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas:
Escolher uma resposta. a. à – a – à – a b. a – à – à – a c. à – a – à – à d. à – à – à – à
Question 2
Notas: 1
Leia o verso abaixo:
Está provado, quem espera nunca alcança
(Chico Buarque)
O compositor cria uma relação de intertextualidade com qual provérbio popular?
Escolher uma resposta. a. Antes tarde do que nunca. b. Quem espera sempre alcança. c. Azar no jogo, sorte no amor. d. As aparências enganam.
Question 3
Notas: 1
A classe gramatical de uma palavra muitas vezes não é fixa. Ela depende das relações que estabelece com as outras. Em qual alternativa abaixo a palavra em destaque exerce a função de substantivo?
Escolher uma resposta. a. Vou esperar você no bar que fica do lado direito da rua. b. Meu direito como cidadão é ser bem atendido no hospital público. c. O meu ouvido do lado direito está com um zumbido estranho. d. Ele disse onde estaria, mas eu não o ouvi direito.
Question 4
Notas: 1
Leia a frase abaixo:
Eu não assudi o que você disse.
A palavra em destaque não existe na nossa língua. Porém, é possível saber a que classe gramatical essa palavra pertenceria se existisse. Ela seria:
Escolher uma resposta. a. uma preposição b. um substantivo c. um artigo d. um verbo
Question 5
Notas: 1
Leia a