Pluralidade cultural
O documento de Pluralidade Cultural trata dessas questões, voltadas para a superação de todas as formas de discriminação e exclusão.
Divide em 1º. e 2º. parte:
Na primeira parte, do documento contempla os aspectos que envolvem e justificam o tema, indica a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura no decorrer de todo o ensino fundamental.
Na segunda parte, encontram-se os conteúdos, os critérios de avaliação e as orientações didáticas.
É importante educadores, ao elaborarem seus programas curriculares e projetos educativos, adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos.
PLURALIDADE CULTURAL
1ª PARTE
INTRODUÇÃO
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado. Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano.
Por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um, que o elemento das relações intersociais e interpessoais deve ser Ética. mundo complexo, fascinante e desafiador essa característica sociocultural é expressão de uma pluralidade