Platão
Prof. Adaltro Prochnov Nunes1
4.1- Alguns Dados Biográficos
Nasceu em Atenas 428/27 a.C. seu nome era Aristócles, Platão 2 foi um apelido que recebeu, segundo uns devido ao seu vigor físico, segundo outros pela extensão de sua testa. Pertencia a uma família nobre, tinha parentesco com o Rei Crodos e o Legislador Sólon, talvez por esse motivo o ideal de vida política esteve sempre presente em sua vida desde a juventude.
Quando Platão já estava com 20 anos, após ter sido aluno de Crátilo,3 tornou-se discípulo de Sócrates, “com o mesmo objetivo da maior parte dos outros jovens, ou seja, não para fazer da filosofia a finalidade de sua própria vida, mas para melhor se preparar pela filosofia para a vida política.”4 Em Atenas nessa época o objetivo da procura pelo conhecimento, ou pela filosofia estava diretamente voltado para as questões da administração pública, ao contrário do que se vê hoje, a política era a forma mais elevada de administração, nada poderia ser mais nobre que bem administrar a Polis.
O ideal de vida política fez Platão passar por amargas situações, em 404/03 a.C, ele teve participação no governo aristocrático que se instalou em Atenas, mas deixou de apoiá-lo devido aos métodos violentos e tirânicos utilizados por alguns de seus membros, mas seu maior desgosto ou frustração com a política ateniense se deu com a condenação de sócrates, feita pelos democratas, o que tornou Platão um crítico ainda mais ácido à democracia, regime que levou à condenação o cidadão mais sábio pela maioria ignorante.
Após a morte de Sácrates, Platão deixou Atenas e em viagem passou por Mégara, onde esteve com Euclides depois viajou pelo Egito e Itália, na Sicília foi convidado pelo tirano Dionísio I para permanecer na capital Siracusa. Platão acreditou ser essa a oportunidade ideal para ensinar filosofia ao tirano e fazer com que administrasse com justiça, mas ao indispor-se com o tirano e sua corte foi vendido como escravo, sendo