Platão
PLATÃO: PENSAMENTO E OBRA
Débora Silva
Isadora Fernanda
Nayara Santos
BELO HORIZONTE
2014
1. INTRODUÇÃO
Platão era ateniense e discípulo de Sócrates e apostava na razão filosófica como o caminho que conduziria o homem ao exercício da justiça e a prática da virtude. De acordo com o pensamento platônico, o desprezo á razão conduz á valorização apenas das paixões pessoais, à agressividade, a imprudência, o que resulta em ação violenta contra o próximo.
Segundo Platão, quando o homem se deixar levar pela paixão,pelos prazeres do corpo, pela busca sem limites das satisfações físicas, ele está exercendo violência contra si mesmo, porque age de maneira irracional. E ainda se o homem age, em sociedade, dessa mesma maneira, não levam em consideração as necessidades alheias; tende a tornar-se tirano e consequentemente provoca a infelicidade de todos.
Essa doutrina está presente em toda a obra de Platão. Vejamos, a seguir, os principais aspectos do pensamento desse filósofo.
2. O MELHOR DE DOIS MUNDOS: O MUNDO DAS IDEIAS X MUNDO DOS SENTIDOS
Para compreender a doutrina platônica, o primeiro conceito a considerar é o mundo das idéias.
Platão mostrou-nos que todos nós estamos sempre em contato com duas realidades: uma inteligível e outra sensível. A primeira é permanente, eterno, imutável, imaterial, universal, nunca se modifica, é o mundo das idéias. O segundo é o mundo que percebemos por nossos sentidos, o universo material, mutável e contingente que só temos acesso por meio da razão, o mundo sensível.
A doutrina platônica considera que as coisas materiais são meras aparências, sempre se transformando, e que não permitem por isso chegar a nenhum conhecimento verdadeiro. Para alcançar a verdade, o homem deveria dirigir sua inteligência para as idéias, para além do homem sensível.
Muitas vezes, Platão serviu-se de mitos para ilustrar seu pensamento. Eram