Platão
Imagine que você está sentado na sala de aula, e uma bola entra pela janela, pula pelas carteiras, faz alguns estragos. Quase automaticamente, você faz uma série deoperações de pensamento: de onde veio a bola, quem pode ter arremessado, onde ela vai parar? Essas operações são estratégias para se chegar ao conhecimento da situação.
Todos são capazes de conhecer. Masqual seria a génese, ou seja, a origem do conhecimento? Na história da Filosofia, diversos pensadores tentaram desenvolver uma Teoria do Conhecimento, buscando indicar a fonte de um conhecimentoverdadeiro e as condições em que é possível estabelecê-lo. Como veremos a seguir, para Platão a busca pelo conhecimento verdadeiro deve ser entendida como a busca pela essência - aquilo que é eterno eimutável.
Esse pensamento teve - e ainda tem - grande alcance no Ocidente. Pintores abstratos, por exemplo, concentraram seu trabalho na busca por aquilo que eles pensavam ser a essência da pintura.No caso de Mark Rothko, essa essência estaria na cor.
A importância do pensamento socrático
Já sabemos que os primeiros escritos de Platão foram uma resposta à injusta condenação de Sócrates. Mas ainfluência de Sócrates sobre seu discípulo não se limitou a esse impulso inicial. Para Platão, o discurso não é mera expressão de uma opinião, devendo estar fundamentado naquilo que de fato existeou existiu; naquilo que é, portanto, vedadeiro. Por isso pode-se dizer que Platão incorporou e desenvolveu os ensinamentos socráticos.
Na tentativa de reproduzir as conversas que Sócrates mantinha,criou a forma do "diálogo". Com ele pretendia mostrar que o conhecimento verdadeiro só pode ser atingido por meio da troca de ideias e do debate, incluindo a maiêutica e o uso da ironia. A palavradialética refere-se a essa busca da verdade pelo jogo do