Platão e Aristotales
1. O que é Força? Força é uma capacidade física que permite a um músculo ou a um grupo de músculo produzir uma tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar, elevar, apertar, abaixar, segurar, etc .
2. Conceito de força Segundo o ponto de vista da Física, força é a capacidade de um corpo alterar o seu estado de movimento ou de repouso, criando uma aceleração ou deformação do mesmo. No âmbito desportivo a força traduz a capacidade da musculatura produzir tensão, ou seja, aquilo a que vulgarmente denominamos por contração muscular (Hertohg, et al., 1994). Segundo Vermeil e Helland (1997, pp. 49) a força "é a habilidade no combate ao adversário, na desaceleração e no alterar rapidamente de direção, como um bloco entre o adversário e o contraste". Do ponto de vista fisiológico, a maior ou menor capacidade de produção de força estabelece uma relação direta com o número de pontes cruzadas de miosina que interacionam com os filamentos de atina, com o número de sarcómeros, com o comprimento e o tipo de fibras musculares e com os fatores inibidores ou facilitadores da atividade muscular.
3. A importância da força O trabalho da força é essencial para se atingirem elevadas performances durante a competição (Tenhonen, 1994). Assim, para Matvéiev (1991), os objetivos principais do treino de força são:
Aumentar a capacidade de força e/ou assegurar a sua conservação em relação às particularidades das fases do treino;
Educar as aptidões de força que correspondam às exigências de uma determinada modalidade. A primeira destas tarefas diz respeito à preparação da força geral, enquanto que a segunda refere-se à preparação da força especial. Assim, o trabalho da força serve para:
Atingir um desenvolvimento global de todos os grupos musculares, considerado-os como um todo;
Direcionar o trabalho da força para que este se coadune com as aptidões de força na modalidade de especialização. Por último é