Platão e academia antiga-cap vi reale vol 1
Platão e academia antiga
1.Platão vivia em um mundo onde a aristocracia era a forma de governo que prevalecia,porém,esta forma de governo confunde-se com a Oligarquia,contudo,são distintas.Explique tal diferença ?
A aristocracia é uma classe social que orbita em torno de uma monarquia. A oligarquia é a degeneração da aristocracia. Um aspecto em que a aristocracia se degenera em oligarquia é no interesse pelo bom estado das coisas da nação. A aristocracia presa o bom estado da nação. Já a oligarquia quer usufruir de benefícios, amealhar para si sem nenhuma responsabilidade social.
2.Platão teve uma grande revolução no seu próprio pensamento,este fato foi o causador das dúvidas sobre a autenticidade de suas obras.Explique esse amadurecimento des a juventude até a sua velhice.
De início Platão,na sua juventude, apresenta uma filosofia Difícil de interpretar sobre o conjunto de regras de conduta Ética(Ético-Política),partindo exatamente da posição em que chegará Sócrates,posteriormente seus trabalhos tomaram mais foco nas Filosofias centrais da Physis, ou seja, físicos, pesquisadores da natureza,dessa nova forma de pensar em filosofia, que Platão, segundo sua concepção imaginou o mundo supra-sensível(do ser suprafísico),enfim,o pensamento platônico sofreu contínuo desenvolvimento enriquecendo-se através da autocrítica e da autocorreção.
Essa nova fase do pensamento de Platão ele auto denominou segunda navegação.
3.Um dos problemas que surgiu foi em relação a cronológia dos estudos platônicos. Através dos estudos científicos,qual foi o caminho encontrado até a solução do problema? Através dos estudos científicos das características estilísticas das diversas obras,se conseguiu propor uma resposta pelo menos parcial para a cronológia dos estudos platônicos.Tomou-se de partida as Leis,que era certamente a última escrita de Platão,está obra possui caracteristicas estilisticas,por conseguinte,buscaram outras obras com as mesmas