Platão - Biografia, Pensamentos e Influências nos Dias Atuais
Biografia, Pensamentos e Influência nos Dias Atuais.
Biografia:
Platão nasceu em Atenas por volta de 427 a.C. e acreditasse que seu nome verdadeiro fosse Aristócles. Filho de pais aristocráticos, ele nasceu em uma família rica e envolvida com políticos. Platão havia se interessado pela filosofia de Crátilo, um seguidor de Heráclito, mas então encontrou Sócrates, de quem foi discípulo até este ter sido condenado à morte, acusado de corromper a juventude e não acreditar nos deuses. Com medo de ser perseguido por ter sido seu discípulo, Platão viajou pelo mundo em busca de aprendizado.
Durante uma viagem à Magna Grécia, foi convidado por Dionísio I a ir à Siracusa, na Sicília. No começo podia expressar seus pensamentos livremente, mas quando Dionísio I se sentiu ofendido pelo que Platão disse, este foi vendido como escravo, tendo sido salvo por alguns outros filósofos que juntaram dinheiro para comprá-lo e o mandaram de volta à Grécia, aconselhando-o a tomar cuidado com os tiranos.
Ao retornar a Atenas em meados de 387 a.C., Platão funda a Academia, que logo adquire prestígio. Muitos jovens ali buscavam instruções e até mesmo homens ilustres a fim de debater ideias. Até a sua morte, em 347 a.C., Platão fizera mais duas tentativas de implementar suas ideias políticas em Siracusa – uma após a morte de Dionísio I, em 367 a.C., e outra em 361 a.C. –, mas ambas fracassaram. Ele então retornou à Atenas e permaneceu na direção da Academia até sua morte.
Pensamento Platônico:
– Teoria das Ideias:
Platão criou a Teoria das Ideias (ou Teoria das Formas). Ela assegura que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele, o homem estava em contato com dois tipos de realidade: a inteligível – realidade imutável, igual a si mesma – e a sensível – tudo o que nos afeta os sentidos; são realidades dependentes e mutáveis, imagens da realidade inteligível.
Para Platão, algo é na medida em que participa da Ideia desse