Platão/ Aristóteles/ Utopia
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA I
TRABALHO ESCRITO- 2014.1
DESENVOLVIMENTO DA SEGUINTE QUESTÃO : Descreva como Platão imagina a formação e o funcionamento da cidade perfeita, depois construa uma análise das criticas de Aristóteles à cidade perfeita formulada por Platão. , por último, faça uma relação entre a cidade perfeita de Platão e a Utopia de Thomas More.
FORTALEZA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA I
PROFESSOR: FRANCISCO URIBAM XAVIER DE HOLANDA
ALUNA: BLUMA LÍGIA TEIXEIRA DA SILVA
* Desenvolvimento da seguinte questão: Descreva como Platão imagina a formação e o funcionamento da cidade perfeita, depois construa uma análise das criticas de Aristóteles à cidade perfeita formulada por Platão. , por último, faça uma relação entre a cidade perfeita de Platão e a Utopia de Thomas More. No livro “A República”, Sócrates constrói a cidade perfeita mentalmente, ou seja, através de suas idealizações de como deveria ser um Estado perfeito.
Nesse Estado eram três as necessidades á vida, sendo a primeira mais importante a provisão de alimentos, a segunda é a habitação e a terceira, o vestuário e coisas semelhantes.
No que tange a divisão do trabalho Sócrates afirma que não há duas pessoas exatamente iguais por natureza, mas em todas há diferenças inatas que tornam cada uma delas apta para uma ocupação específica. Para firmar esse pensamento Sócrates afirma que “devemos concluir que todas as coisas são produzidas em maior abundância, com mais facilidade e de qualidade melhor quando cada um realiza um só trabalho de acordo com suas aptidões, no momento oportuno e sem se ocupar com outra coisa que não seja