platão aristoteles cicero santo agostinho maquiavel hobbes locke
# Para ele o Estado deveria ser governado pelos mais sábios.
# Um problema na política é que muitos se consideram aptos ao seu exercício. Porém
Platão acreditava ser isto um equívoco pois governar se trata de uma arte muito especial e são poucos que tem esse dom.
#Platão era um idealista pois acreditava numa sociedade perfeita- Mundo das Ideias # Na visão Dualista ele cria duas concepções de Mundos diferentes :
Mundo das Ideias: Corresponde a perfeição. É o mundo Ideal. Onde tudo é imutável e perfeito. Ele acha que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro, a verdade para Platão não é o que podemos ver e tocar e sim o que não se modifica nunca. Platão criou um mito que pode ajudar a entender o mundo das ideias Imagine um grupo de prisioneiros que nasceu no interior de uma caverna escura, eles estão acorrentados de costas pra entrada da caverna, só podem olhar pra parede de fundo, a luz de uma fogueira projeta nessa parede as sombras de tudo que existe lá fora, os prisioneiros acham que elas são a realidade, nunca viram a luz .
Nossa vida para Platão é como a dos prisioneiros do mito, vemos as coisas que conhecemos como se fosse reais, mas não passam de sombras, ilusão, a verdade está fora da caverna, no mundo das ideias, na luz.
Mundo Sensível: É o mundo físico, onde há falsas representações da realidade.
# Os três tipos de artes:
Os AUXILIARES classe militar sua virtude é a coragem sua função é a segurança.
Os PRODUTORES são os trabalhadores sua função é prover as necessidades básicas sua virtude é a temperança( devem ser conformistas e pacientes)
Os GUARDIÕES a arte de saber conduzir os homens sua virtude é a sabedoria, e esta lhe davam o direito de governar.
# A justiça estaria no fato de cada indivíduo desempenhar a sua função da melhor maneira possível estando estes submissos ao governo dos sábios.
# Platão compara a atividade política com a tecelagem. Pois seu principal