platelmitos
Vermes achatados dorsoventralmente, como uma folha de papel. Não possuem sistema circulatório e respiratório. Têm simetria bilateral. Vivem na água doce ( exemplo Planárias) e do mar ( vida livre). Alguns têm vida parasitária.
Sistemo digestório é incompleto ou ausente. A excreção é feita por células-flama (ou solenócitos, ou protonefrídios). Estruturas típicas dos platelmintos, as células-flama eliminam os excretas para a superfície corpórea. São amoniotélicos, isto é, secretam amônia e não uréia como nós seres humanos.
São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebróides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações.
São hermafroditas, alguns se reproduzem por partenogênese.
Exemplos : Planária – classe Turbelários. Schistosoma - classe Trematódios. Taenia solium – classe Cestódios. .
Turbelários – vivem de forma livre terrestre e marinha.
Trematódeos – atacam tanto a parte exterior como a inferior do corpo do ser humano.
Cestódeos – vivem na parte interior do indivíduo.
Os vermes dessa classe podem causar doenças como a barriga d’ água e a solitária, que se alojam nos vasos sanguíneos e também no estômago
* No ciclo de vida de um trematódeo, os vermes adultos produzem ovos que são eliminados do hospedeiro definitivo (homem) e originam vários estágios larvais relacionados ao hospedeiro intermediário (molusco aquático). Os cestódeos são todos endoparasitas, como as tênias. As formas adultas da tênia produzem a teníase no hospedeiro definitivo (o homem) e as formas larvais são responsáveis pela cisticercose, na qual o homem serve como hospedeiro intermediário.
Nematelmintos: O que são Os Nematelmintos ou Nematódeos, também conhecidos popularmente como vermes cilíndricos, são animais pertencentes ao filo Nematoda, reino Animalia e Domínio