PLATAO
Conceito:
Platão, é o primeiro grande filósofo grego, do período de 428-348 a.C., ao colocar em suas obras, questões éticas como foco principal.
Idéia:
A leitura feita pelo grupo neste trabalho nos levou a entender, e que segundo o autor, Platão deu continuidade a um dos temas mais preferidos de Sócrates, seu Mestre.
Assim a ideia a que nos é posta, e que Platão defende com muita propriedade a Ética e a Moral.
Platão nos pareceu estabelecer suas ideias de que o bem era o caminho para a ética, assim, a concepção ética de Platão ficou conhecida como a “metafísica do bem”.
Em suas obras, os livros VI e VII, a forma do bem (agatbós), Platão a caracteriza como a “suprema forma”, sendo este o princípio metafísico mais importante.
Platão passa então a se dedicar a trilogia dos mitos: do Sol, da Linha Dividida e da Caverna. Suas explicações são empregadas através de linguagem figuradas, focalizando a natureza do bem.
Na apresentação do Mito da Caverna, Platão mais uma vez usa as palavras de seu Mestre Sócrates, onde diz: “Nos últimos limites do mundo inteligível aparece a ideia (ou forma) do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem se concluir que ela é causa de tudo o que há de reto e de belo”.
Assim segundo o entendimento de Platão, Sábio é aquele, tendo atingido a visão ou conhecimento do Bem pela via dialética, dá ascensão a sua alma até um plano mais elevado e mais abstrato do real, é capaz de agir de forma justa.
Segundo as colocações acima, Platão afirma que o indivíduo após conhecer o Bem, conhece também a Verdade, a Justiça e a Beleza.
Assim a concepção ética de Platão ficou conhecida como “metafísica do bem”, onde o fundamento da Ética está ligado A forma do bem.
Na discussão platônica sobre a Ética, emergem dois pontos de discussão, são eles:
O indivíduo que age de modo ético é aquele que é capaz de autocontrole, de “governar a si mesmo”, como vemos no Górgias.