PLATAO E DUALISMO
Metodologia
Para esta pesquisa, foi utilizado o método indutivo, através da pesquisa bibliográfica.
Resultados (ou Resultados e Discussão) Na República, obra onde Platão idealiza seu Estado, o faz demonstrando seu ideal pedagógico, no qual o Estado tem o dever de ser facilitador na construção do homem sábio. Nesta analise, tem-se um Platão político-humanista, que pretende a aplicação de sua filosofia nos preceitos cívicos, e o faz de forma educativa, através da política social de seu Estado ideal.
Platão aproximou os conceitos de política e paidéia, trouxe as relações entre a formação do indivíduo, sua vida política e a do Estado. É através da paidéia que o indivíduo
2672X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009 pode alcançar o suficiente preparo para a ação consciente nos moldes da virtude, o que é pressuposto básico para o Estado ideal.
A formação humana está vinculada à noção de Justiça, a qual é tratada por Platão primeiro no
Estado ideal para, depois, fazer compreender sua essência e função no âmago do homem. Tal é o trajeto, do mais amplo, o Estado, ao particular, o homem.
É no Estado que o homem poderá desenvolver-se plenamente, pois o homem não é auto-suficiente, tendo, naturalmente, necessidades que poderão ser preenchidas apenas em uma vida organizada politicamente. Ocorre que o homem, por depender para sua subsistência de uma