Plataformas de microcontroladores
São microprocessadores usados, em geral, para controlar circuitos. Sua estrutura interna apresenta um processador, circuitos de memória e periféricos de entrada e saída. Os microcontroladores podem ser encontrados dentro de inúmeros produtos, como micro-ondas, automóveis, aparelhos com controle remoto, câmeras digitais, celulares, filmadoras e impressoras a laser. Basicamente, por ser encontrado em qualquer dispositivo que interaja com o usuário.
Arduino
É uma plataforma de prototipagem eletrônica, em geral programada em C/C++. Por ser uma placa pequena, de baixo custo, fácil de desenvolver e programar, é ideal para iniciantes com pouca prática na área e para amadores. É um hardware que consome pouca energia, por isso é mais indicado para projetos domésticos, simples e com apenas um objetivo, como um controlador de luz, cortinas e sistema de alarmes.
Vantagens:
Placa barata e acessível;
Possui vários modelos diferentes;
Flexível;
Pelo seu baixo consumo de energia, é perfeita para projetos que dependem do uso de baterias;
Plataforma popular, fácil de encontrar suportes e tutoriais.
Desvantagens:
Não possui interface gráfica;
Não consegue lidar com vários processamentos simultâneos;
Portanto, não recomendável para projetos muito complicados.
Raspberry
É um minicomputador que roda Linux através de um cartão SD e pode fazer basicamente tudo que um computador com Linux faz. Indicada para iniciantes que buscam um projeto de baixo custo, essa plataforma é ideal para projetos de multimídia que precisem de uma interface gráfica, já que possui duas portas USB e uma saída HDMI, e/ou se conectar à internet.
Vantagens:
Placa de baixo custo;
Fácil de usar;
Fácil de ligar a uma TV (saída HDMI);
Facilmente operável mouse e teclado (portas USB);
Conecta-se à internet através de uma porta ethernet;