Plataforma petróleo
Torres de perfuração e seus equipamentos
Elevador
O elevador é um equipamento com a forma de anel bipartido em que as duas partes são ligadas por dobradiça resistentes, contendo um trinco especial para o seu fechamento. É utilizado para movimentar elementos tubulares - tubos de perfuração e comandos.
Cabo de Perfuração
É um cabo de aço trançado em torno de um núcleo ou alma, sendo que cada trança é formada por diversos fios pequeno diâmetro de aço especial. O cabo proveniente do carretel é passado e fixado numa âncora situada próximo a torre, onde se encontra um sensor para medir a tensão no cabo, a qual está relacionada com peso total sustentado pelo guincho. Daí, ele é passado no sistema bloco-catarina e enrolado e fixado no tambor do guincho. Sistema de Rotação
Nas sondas convencionais, a coluna de perfuração é girada pela mesa rotativa localizada na plataforma da sonda. A rotação é transmitida a um tubo de parede externa poligonal, o kelly, que fica enroscado no topo da coluna de perfuração. Nas sondas equipadas com top drive a rotação é transmitida diretamente ao topo da coluna de perfuração por um motor acoplado à catarina. O conjunto desliza em trilhos à torre, onde o torque devido à rotação da coluna é absorvido.
Existe ainda a possibilidade de se perfurar com um motor de fundo, colocado logo acima da broca. O torque necessário é gerado pela passagem do fluido de perfuração no seu interior.
Este motor pode ser de deslocamento positivo ou uma turbina .
O sistema de rotação convencional é constituído de equipamentos que promovem ou permitem a livre rotação da coluna de perfuração. São eles: mesa rotativa, o kelly e cabeça de circulação ou swivel.
Sistema de Rotação
Sistema de Rotação
Sistema de Rotação
Motor de Fundo
Neste caso um motor hidráulico tipo turbina ou de deslocamento positivo é colocado acima da broca. O giro só se dá na parte inferior
do