Plasticos e Borracha
DOCENTE:
tURMA: 38200
Plásticos e borracha
sALVADOR
2012
Plásticos na construção civil
Definição: Um polímero é uma molécula de grandes dimensões (macromolécula), natural ou artificial constituída por unidades moleculares menores (monômeros) que se repetem um grande número de vezes.
Fabricação:
O plástico é feito á partir do petróleo, em um processo de refinaria é retirado do petróleo e do gás natural o etileno e o propileno (formando os monômeros). O etileno e o propileno formado são combinados com um catalisador para formar uma substância em pó. Essa substância em pó parecida com o sabão em pó é o polímero. Essa é a matéria-prima na fabricação dos diversos plásticos. As resinas de polímeros são processadas em produtos plásticos finais, são aquecidas, moldadas e depois deixadas esfriando.
Os processos finais de fabricação de produtos plásticos
Extrusão - método utilizado para fabricar filmes plásticos: os grânulos são aquecidos e misturados mecanicamente em uma câmara, forçados através de uma pequena abertura e resfriados com ar ou água.
Moldagem por injeção – processo utilizado geralmente para embalagens como de manteigas ou iogurte: os grânulos de resina são aquecidos e misturados mecanicamente em uma longa câmara, forçados sob bastante pressão para dentro de um molde que já esfriou.
Moldagem por sopro - essa técnica é utilizada para fabricação de garrafas PET - Os grânulos de resina são aquecidos e comprimidos em um tubo líquido, parecido com creme dental. A resina entra no molde frio e o ar comprimido é soprado para dentro do tubo da resina. O ar expande a resina contra as paredes do molde.
Moldagem por rotação – técnica utilizada para fazer objetos grandes e ocos: os grânulos de resina são aquecidos e resfriados em um molde que pode ser girado em três dimensões. A rotação distribui o plástico igualmente ao longo das