Plastico-adesivos
Definição: Adesivos ou colas são polímeros formulados a base de resina epóxi , endurecedores e vários outros compostos que após misturados transformam-se em um produto único de características irreversíveis. Estes adesivos ou colas foram desenvolvidos de tal forma que no momento da reação química fixam-se nos materiais que estão tendo contato, podendo ser materiais da mesma espécie ou materiais diferentes, fazendo com que esta solda tenha características mecânicas que permitam fazer que dois corpos transformem-se em um corpo só.
Cianoacrilatos são adesivos que, em poucos segundos unem fortemente uma grande variedade de materiais. De fácil aplicação em linhas de produção e manutenção industrial, são econômicos e práticos. Os adesivos de Cianoacrilatos são monocomponentes, não necessitam mistura prévia e uma vez curado, 100% sólidos que aderem a quase todo tipo de superfície em segundos. Curam por ação da umidade ambiente, sem necessidade de calor ou outra ativação e aderem metais, plásticos, elastômeros, cerâmicas e madeiras. Estes adesivos não contêm solventes, são resistentes à maioria dos produtos químicos e resistem a temperaturas variadas. A aplicação pode ser manual, semi-automática. Fixam em segundos e alcançam resistência entre 2.000 a 4.000 psi em algumas horas, dependendo do tipo de substrato e folga, ou seja, permitem a manipulação imediata da peça e são fáceis de dosar. O tempo de fixação depende do cianoacrilato escolhido, varia de acordo com os substratos e é influenciado pela temperatura e umidade, mas sempre pode ser medido em segundos, ou seja, são instantâneos. Os adesivos podem ter a forma líquida e gel, sendo indicados para fixação de peças em aço, acrílico, borracha, cerâmica, couro, fórmica e muitos outros, como se vê a seguir.
• Cura Ultra Rápida: Baixíssima viscosidade, penetrante, ideal para uso em folgas mínimas, pode ser usado entre partes pré-montadas. 2 a