Plantas
Os seres autótrofos(auto=por si mesmo;trofos=alimento,alimentação)são aqueles capazes de produzir o seu próprio alimento,sem depender de outro ser vivo para isso.Através de uma reação química,transforma água,sais minerais e gás carbônico em glicose(energia e matéria orgânica) e oxigênio.A maioria dos seres autótrofos(algas,plantas e certas bactérias)fazem fotossíntese,captando energia luminosa do sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. As plantas têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento orgânico. Essa nutrição orgânica é baseada na fotossíntese que ocorre principalmente nas folhas.
Na verdade, a fotossíntese é um processo de transformação da energia lu¬minosa em energia química realizada pelas regiões clorofiladas das plantas.
Esse processo ocorre a partir de substâncias simples retiradas do ambiente (água e gás carbônico) e da energia fornecida pelo Sol. Assim ocorre a libera¬ção do oxigênio, a partir das moléculas de águas e a síntese de glicose (nutrien¬te orgânico) e de novas moléculas de água.
Criptógamas são plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Como por exemplo os Musgos ( Briófitas) e as Samambáias (Pteridófitas). Basicamente, são vegetais que não produzem flores , sementes e nem frutos.
Avasculares são plantas com ausência de vasos condutores de seiva.Exemplo:Briófitas e algas.
Vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva. Exemplos de plantas vasculares: o xaxim (Dicksonia sellowiana), uma pteridófita, o pinheiro (Araucaria angustifolia), uma gimnosperma e a azaléia (Rhododendron simsii), uma angiosperma.
Espermatofitas vegetais que possuem raiz,caule e folhas,formam flores e sementes.Exemplos:Araucaria brasileira Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por