Plantas Tóxicas
FIO- Faculdades Integradas de Ourinhos
Plantas Tóxicas
Nomes: Débora Belchior
Rosa Maria
2° Termo A
Disciplina: Farmacobotânica
Curso: Farmácia
Professor: Luciano Momesso
Data: 19/11/2010
Ourinhos/SP - 2010
Plantas tóxicas
Denomina-se planta tóxica todo vegetal que, introduzido no organismo do homem ou de animais, seja capaz de ocasionar danos que se refletem na saúde e vitalidade desses seres.
Todo vegetal é potencialmente tóxico.
O princípio tóxico de uma planta consiste em uma substância ou conjunto de substâncias quimicamente bem definidas, de mesma natureza ou de natureza diferente, capaz de,quando em contato com o organismo, causar intoxicação.
A intoxicação depende da quantidade de substâncias tóxicas absorvida, da natureza dessa substância e da via de introdução.
De conformidade com o tempo gasto para sua manifestação, a intoxicação pode ser de dói tipos: Intoxicação aguda (devida a ingestão acidental de plantas, sintomas de intoxicação em tempo relativamente curto) e Intoxicação crônica (sintomatologia demora certo tempo para se manifestar).
As intoxicações podem ainda ser classificadas segundo a maneira de sua ocorrência: Intoxicação criminosa, intoxicação suicida e intoxicação acidental.
A grande maioria das intoxicações causadas por vegetal é do tipo acidental.
Trombeteira
Datura suaveolens Humb. et Bonpl. ex Willd
Sinonímia científica: Brugmansia suaveolens G. Don; Datura arbórea L.
Nomes vulgares: Saia-branca, saia – de - vermelha, trombeta, zabumba, aguadeira, floripondio, floripon.
Descrição do vegetal: Planta de porte arbustivo que alcança de 2 a 3m de altura quando adulta. As folhas são inteiras, pecioladas, membranáceas, ovaladas, agudas no ápice e de base assimétrica. Medem de 4 a 12 cm de largura por 15 a 35 cm de comprimento. As flores são grandes, pendentes. Vistosas de coloração branca,