Plantas sem flor
As plantas sem flor, como por exemplo os musgos e os fetos, não produzem sementes e apresentam um processo reprodutor diferente do das plantas com flor.
Feto Real
Feto dos bosques Avencas
Musgo
Todas as plantas sem flor, vivem em locais húmidos e sombrios.
Em determinada época do ano, estas plantas produzem, em estruturas próprias, umas células especializadas para a reprodução - os esporos. Quando essas células estão maduras e devidamente formadas espalham-se pelo vento e só dão origem a uma nova planta quando encontram condições para isso.
Musgo
Avencas
O MUSGO não possui verdadeiros tecidos tal como as restantes plantas. Este possui uma estrutura parecida com as raízes, os rizóides, outra parecida com o caule o caulóide e outra estrutura parecida com as folhas os filóides. Como é uma planta extremamente pequena, não necessita da presença de vasos condutores que conduzem água, sais minerais e nutrientes até todas as partes da planta. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas (sem água). Na época reprodutiva a planta forma um filamento com uma cápsula na extremidade que contem esporos. Quando estão maduros, a cápsula abre-se e estes espalham-se com o vento. Musgos
Os FETOS e as AVENCAS são plantas bastante maiores que os musgos e desta forma possuem vasos condutores. Têm verdadeiros tecidos como raízes, caule(neste caso subterrâneo e rizoma) e folhas com pecíolo bastante alongado e limbo muito recortado. Na página inferior das folhas existem pequenas cápsulas (ossoros) que na altura da reprodução se enchem de esporos e posteriormente são levados pelo vento.
Feto e Avenca
Agora para verificares se percebeste o que falámos na aula e também o que leste por aqui faz os seguintes exercícios online:
-