plantas medicinais
Plantas medicinais
Thays Vitangelo Morgado
Descoberta e pesquisas com plantas medicinais
Guarulhos
2013
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo principal de esclarecer informações sobre Medicina Alternativa e estudo de plantas medicinais, sua possível utilização em diversos campos.
Quando se fala de plantas medicinais, existe um grande número de plantas medicinais em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. Entretanto, a planta "in natura" ou pré processada utilizada sem recomendação médica tem seus riscos, como por exemplo, a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies. As propriedades medicinais (ou tóxicas) destas plantas são pesquisadas em laboratórios de empresas farmacêuticas ou de universidades e institutos de pesquisa com o intuito de se identificar as substâncias que lhes conferem as propriedades farmacológicas, ou seja, encontrar os seus princípios ativos. Nestes estudos são utilizados vários modelos, sejam eles "in vitro" ou "in vivo" com animais e, dependendo da etapa, em humanos.
Palavras-chave: Plantas, ervas, propriedades medicinais
Objetivo
As pessoas hoje em dia não param pra pensar de onde vem aquele remédio que sempre temos na bolsa pra uma dorzinha de cabeça. Às vezes não pensamos na história por de trás disso. Como os povos indígenas, por exemplo, sabiam que tais ervas e plantas eram bons para curar uma doença x.
Justificativa
O propósito desse trabalho é fazer com que as pessoas reflitam que o homem e a natureza podem andar lado a lado, que na natureza encontramos tudo e que nós ultimamente estamos acabando com tudo para nada, que não estamos em harmonia com o mundo.
Sistema conceitual
Abordaremos quesitos como tipos de ervas e de plantas, histórias de algumas, pra que são usadas e estudos recentes.
Bibliografia