plantas medicinais
CHÁ DE ALFAVACA (MANJERICÃO)
O chá de alfavaca faz as mães produzirem mais leite. Gargarejando, combate fungos na garganta e na boca. O chá frio é bom para problemas dos olhos, tanto em partos como em bebida.
Quando há dores de parto, toma-se a raiz desta planta e logo alivia a dor, e ajudará a acelerar o parto. Um raminho de alfavaca na casa afasta os insetos. Uma colher de folhas secas tomadas em infusão combate o vômitos e a vertigem. Uma infusão de folhas secas e gotas de limão acalmam dores de estômago e espasmos intestinais. Um punhado de folhas frescas cozidas e aplicadas na cabeça, massageando, elimina a queda do cabelo. As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca que elimina qualquer inflamação de gengivas. Com as flores fazem-se cozimentos que servem pata curar os nervos, vertigens, tosse, cólicas, anginas e enxaquecas de todo o tipo. As folhas secas trituradas usam-se como cataplasma para aliviar pálpebras, lábios e mamilos doridos. É digestiva e aconselha-se em casos de dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. A alfavaca é a grande reguladora do sistema nervoso.
Fonte: Benefícios para saúde www.fotosantesdepois.com.br
O Capim-limão, ou Capim Santo (nome científico Cymbopogon citratus) é uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa das