Plantas briófitas e pteridófitas
Esta pesquisa é referente aos dois primeiro grupos do reino Plantae (Briófitas e Pteridófitas). Este reino é constituído de plantas e vegetais, apresenta mais de trezentos e vinte mil espécies de plantas, sendo essas divididas em doze filos, sendo desses nove de plantas vasculares ( que possuem tecidos para condução da água e nutrientes) e três de avasculares (não possuem esse tipo de tecido).
Plantas avasculares são representadas pelo primeiro grupo de plantas deste reino as Briófitas, tem como principal representante os musgos, e o segundo grupo são Pteridófitas, apresentam os tecidos condutores de água, assim podendo obter um corpo muito maior que as briófitas, essas são as plantas vasculares.
Briófitas
As briófitas são plantas de pequeno porte, as quais habitam ambientes úmidos e sombreados, pois são muito sensíveis ao sol/calor. Podem viver submersas nos ambientes aquáticos ou também desidratadas quando estão atuando como sucessores primários na colonização, como por exemplo, o congelamento de regiões polares, porém são sempre dependentes de água para sua reprodução.
São plantas sexuadas que representam a fase chamada gametófito, isto é, a fase produtora de gametas. Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Estes produzem uma pequena estrutura, ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozoides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respingam. Após esta fecundação, é formado o zigoto que forma os esporófitos na planta feminina, nestes formam os esporos que quando amadurecidos saem da cápsula que os guarda e germinam em lugares úmidos. (Ciclo de vida representado na imagem a baixo).
Estas plantas apresentam estruturas chamadas rizóides, caulóides e