Plantando contra a dengue
2.1.1 O que é dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é um mosquito de origem africana. Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A doença e muito comum em áreas tropicais e subtropicais, as epidemias ocorrem geralmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Essa doença é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O vírus chegou ao Brasil junto com os navios negreiros.
2.1.2 Formas de manifestação da doença
A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes.
Infecção inaparente é quando a pessoa esta infectada pelo vírus mais não possui nenhum sintoma da doença, acredita-se que a cada dez pessoas infectadas apenas duas apresentam sintomas.
A dengue clássica é uma forma leve da doença bem semelhante à gripe, inicia-se inesperadamente e dura de cinco a sete dias dentre os sintomas estão febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros.
Dengue hemorrágica caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Na dengue hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Síndrome de Choque da Dengue esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível,