Planta piloto
Balanceamento
O balanceamento ocorre em equações químicas, em que o número de átomos do reagente não é igual ao numero de átomos do produto, podendo ocorrer dois tipos de balanceamento: por tentativa ou por oxirredução.
O balanceamento por tentativa geralmente é utilizado em equações químicas simples como por exemplo na equação de formação da água.
H2+ O2 H2O
Desta forma a equação não esta balanceada, pois o numero de átomos do reagente não é igual ao numero de átomos do produto, desta forma precisa-se ser balanceada.
1H2 + ½ O2 1H2O.
O balanceamento por oxirredução é utilizado em equações mais complexa, na qual baseasse na igualdade do número de elétrons cedidos com o número de elétrons recebidos, não ocorrendo uma proporção entre o produto e o reagente, deve-se determinar o numero de nox, todos os átomos e íons da reação, analisar onde esta a redução e a oxidação, inverter os valores encontrados e depois por tentativa acha os outros coeficientes estequiométricos.
Al+ H2O Al(OH)3 + H2
A equação não esta balanceada, porque ao analisar a equação pode-se notar que o nox do (Al) sobre uma oxidação passa de nox= 0 para +3 e o (H) sofri uma redução passando de nox= +1 para 0
2Al + 6 H2O 2Al(OH)3 + 3H2
Número de oxidação
Nox é a carga real ou relativa de um elemento em um composto, existe elementos com nox fixo como é o caso das famílias 1 e 2 A, alumino, prata, zinco e flúor, elementos que variam de nox como hidrogênio e oxigênio.
Para se calcular o nox temos que seguir algumas regras:
Nas moléculas, a soma algébrica dos números de oxidação é sempre zero.
Nas substâncias simples o nox do elemento é sempre igual a zero.
Nos íons simples, o nox é igual á carga do íon.
Nos íons formados por mais de um átomo, a soma algébrica dos números de oxidação dos elementos é igual á carga de íon.
Quando os elementos não tiverem nox conhecidos deve-se colocar o menor nox possível no elemento mais