planta de instalações eletricas
Método do Picnômetro
1- Introdução
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois para materiais comuns do dia a dia, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e as dos líquidos menor ainda do que a dos sólidos, embora neste último caso haja muitas excessões. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância , mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
No presente contexto, o termo densidade tem o significado de “massa específica”. Contudo, o termo é também comumente empregado em outros contextos, para designar, em geral, o grau de concentração de grandezas físicas num determinado volume, como energia, partículas, população, etc.
No caso particular da massa especifica, esta é determinada principalmente pela concentração de nucleons, isto é prótons e neutros, num determinado volume. Figura 1. Robert Boyle, físico e químico
Irlandês (1627, 1692) : Lei de Boyle: PV = k
2
Objetivos i- Medir densidade relativa de líquidos, utilizando o método dos picnômetros. ii- Aplicar conceitos da teoria dos erros (erro e propagação de erros) no tratamento estatístico de medidas indiretas, comparando assim as estimativas de erros acidentais com erros inerentes do equipamento utilizados no experimento.
3 Contexto Teórico
Densidade absoluta ou massa específica de uma substância qualquer de massa m e volume V é definida por ρ= m
V
(1)
ou seja, é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa.
•
•
m2 a