Planos de Negócios
Definição: Por definição um plano de negócios é o documento que estrutura e define as idéias e conceitos de um negócio que se quer abrir. Na prática o plano de negócios é um documento montado por empreendedores(afim de captar capital ou não) que esmiúça todo o empreendimento vindouro. Esse, ao ser analisado, diz se sua idéia de negócio é viável ou não; quais são os principais riscos do seu negócio; faz uma análise do mercado no seu ramo; entre outras coisas.
Elementos de um Plano de Negócios: Um Plano de Negócios deve conter alguns elementos padrão, desta forma ele tem mais chances de alcançar seus objetivos de auxílio ao futuro empreendedor. Os elementos são:
- Sumário executivo -> Esse é sem dúvida o ponto mais importante de um plano de negócios. Ele é um resumo, um sumário(como o próprio nome já diz) e tem por objetivo explicitar ao futuro investidor informações primárias do seu negócio. Nome e especializações dos empreendedores envolvidos no projeto, enquadramento tributário de a empresa viria a ter, setores de atividades, forma jurídica entre outros pontos; são informações que devem estar no sumário executivo.
- Análise de mercado -> A analise de mercado define quem é o público alvo do seu negócio, quem são seus concorrentes e seus fornecedores. Essas informações buscam(como a maioria das que falaremos aqui) definir a viabilidade e taxa de sucesso do seu negócio. Saber o perfil dos seus clientes(Sexo, idade, renda, o que os motiva a comprar...) deixa claro se a sua idéia inicial é realmente possível ou não, assim como saber se sua concorrência é a lojinha da esquina ou a Coca-Cola. A elaboração da análise de mercado é vital em um plano de negócios.
- Plano de marketing -> Essa é a etapa onde se diz tudo sobre o produto ou serviço que seu negócio pretende vender ou prestar. Preços, estratégias de venda, forma de comercialização e até localização do seu negócio(sim, tipos diferentes de negócios pedem tipos diferentes de locais)