Planos de negocios
Ciclo da Borracha
Os primórdios da economia amazonense foram representados pela coleta e extrativismo de produtos florestais agregando-se também a agricultua de subsistência e a pecuaria com a imigração européia.
O ciclo da Borracha, compreendido entre 1870 à 1912 com sobrevida entre 1942 â 1945 durante a segunda Guerra Mundial, foi um dos momentos mais importantes não apenas da história do Amazonas, mas também da história do Brasil , proporcionando expansão de colonização, atração de riquezas, melhorias sociais e econômicas e desenvolvimento economico para a região, tornando a capital Manaus, um dos centros econômicos da região Norte. Este ciclo proporcionou uma grande migração de nosdestinos, oriundos principalmente do Ceará que sofria as consequências da seca nesse determinado período.
A Revolução Industrial europeia foi o agente desencandeador do boom da economia do latex amazonense tornando um produto muito valorizado e procurado no mercado internacional.
Os altos lucros e dividendos exerceu alto grau de atração de empreendedores dispostos a aventurar-se nesse comércio prospero. A atividade extrativista da borracha ajudou na dinamização da navegação fluvial ,no surgimento de várias cidades e e principalmente no processo de urbanização da capital Manaus, primeira cidade a ser urbanizada e a segunda a possuir energia elétrica depois da cidade de Campos de Goytacazes no Rio de Janeiro.
A primazia do monopólio do comércio da borracha teve seu declinio com a produção inglesa na Malásia, Ceilão e na Africa Tropical que contava com baixos custos e maior eficiência produtiva oque resultava em preços menores que os brasileiros e consequentemente com o monopólio do mercado internacional, logo o preço do latex brasileiro passa a ser um fator proibitivo no mercado internacional conjugado como aponta os criticos a falta de visão empresarial e governamental, resultando da estagnação econônica da região por um período de