planos de aulas
Objetivo
Aprender equivalências entre unidades de medida de comprimento (metros, centímetros e quilômetros), massa (gramas e quilo) e capacidade (mililitros e litros) utilizando as relações de proporcionalidade entre elas.
Conteúdos
Relações entre unidades de medida, sistema de numeração e proporcionalidade.
Anos
4º e 5º ano.
Tempo estimado
12 aulas.
Material necessário
Recipientes de diversos tamanhos, com e sem graduação, fita métrica, régua, e balança (uma por turma).
Flexibilização para deficiência visual (aluno aprende braile e frequenta o AEE no contraturno)
Material de apoio para garantir, por meio da percepção tátil, as correlações apresentadas: planeje com o AEE o uso desses materiais, que podem ser construídos com sucata. Utilize texturas diferenciadas para fazer identificações. Oralize todas as observações e gestos que você ou os alunos costumam fazer durante as explanações. Sempre que possível, proponha experiência corporal ou tátil. Combine com o AEE ou com a família a antecipação desse conteúdo para repertoriar o aluno. Antecipe também as tabelas e os exercícios para uso no computador (programa de síntese de voz). Peça a transcrição em braile de tabelas com números e medidas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha aos alunos situações que envolvam medições efetivas, como a quantidade de água em recipientes e a altura dos colegas, para que adquiram certa familiaridade com os instrumentos de medida e com os valores obtidos nas medições realizadas.
Flexibilização para deficiência visual (aluno aprende braile e frequenta o AEE no contraturno)
Caso use instrumentos de medição, como régua, solicite recursos no AEE ou faça marcas em relevo. O próprio aluno pode colaborar nas adaptações de seus materiais.
2ª etapa
Inicie o estudo das unidades convencionais de medida (comprimento, capacidade e massa) propondo problemas que abordem a equivalência. Alguns exemplos:
- "Tenho duas