PlanoDeAula 12
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
Título
PLANO DE AULA 12
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
12
Tema
A prática do psicólogo nas áreas Cível e de Família
Objetivos
Conhecer o trabalho do psicólogo nas áreas cível e de família.
Entender a importância do trabalho do psicólogo junto ao juiz nestas áreas.
Identificar questões relacionadas à prática do psicólogo nas áreas cível e de família
Estrutura do Conteúdo
Páginas do material didático que devem ser lidas antes da aula: p. 106 a 108.
- Prática do psicólogo nas áreas cível e de família - apresenta o trabalho do psicólogo nestas áreas .
- Trabalho do psicólogo junto ao juiz nessas áreas - explica a prática do psicólogo a partir da demanda do juiz - Questões relacionadas à prática do psicólogo - examina, de forma mais aprofundada, a alienação parental e a guarda compartilhada , em seus aspectos emocionais
O aluno deverá levar para esta aula o texto "Crianças são usadas pelos pais no divórcio, dizem juristas", para uma discussão dirigida em grupos.
Aplicação Prática Teórica
1-
Com relação às ações de Vara de Família, especificamente as que discutem guarda ou
Regulamentação de visitas:
(Concurso de provas e títulos para concessão do título de especialista em psicologia jurídica e seu respectivo registro CFP/2010)
I. A mediação tem se mostrado uma técnica eficaz, embora exija a constante atenção do mediador para equilibrar possíveis desequilíbrios de poder, seja emocional, financeiro ou cultural.
II. Na mediação familiar, não compete ao mediador apresentar soluções ou indicar o que a lei preconiza.
III. A mediação familiar deve focar o interesse de todos e ser direcionada para o futuro das relações.
Está(ao) correta(s):
A) todas as afirmações.
B) apenas a afirmação I.
C) apenas as afirmações II e III.
D) apenas as afirmações I e II.
E) nenhuma das afirmações.
2Situação: casal recém-divorciado não consegue entrar em acordo com relação à guarda dos filhos,