Plano
A problemática que envolve a segurança das informações acessadas e em circulação, na rede mundial de computadores, deve-se, em grande parte, à inexperiência ou falta de cuidado do usuário que, inadvertidamente, clica em tudo aquilo que recebe sem qualquer preocupação de saber se a origem do arquivo recebido é confiável ou não.
É muito comum o envio de cavalos de tróia em arquivos enviados ao correio eletrônico (e-mail) do usuário ou mesmo no ICQ, Messenger e outros meios de comunicação on line.
Arthur José Concerino, ao escrever sobre a segurança das informações na Internet, ressalta três aspectos relevantes ao assunto: integridade, confidencialidade e disponibilidade. [LUCCA, Newton e SIMÃO FILHO, Adalberto (2001: p. 133)]
Segundo o escritor, a integridade significa a impossibilidade de alteração de informações na rede:
“A perda da integridade se dá quando, inexistindo a devida segurança, ocorre a modificação de um tópico importante, que pode ser alterados pelos mais surpreendentes motivos, até mesmo intencionalmente.”
A confidencialidade tem a ver com o sigilo das informações. Assim, está desrespeitada a confidencialidade quando alguém, que não possui a devida autorização, vê ou copia uma informação.
A disponibilidade significa a possibilidade de acesso à informação por usuário autorizado a consultá-la.É o que Concerino denomina “negação de serviço” (denial of service).
A disponibilidade de informação depende, muitas vezes, de autorização na página da Web ou autenticação.
Alguns sites disponibilizam seus arquivos somente para usuários associados e, assim, cada um deles passa a ter acesso à informação que deseja identificando-se através de nome de usuário e senha.
Há autenticações que exige maiores cuidados, como é o caso de senhas de administrador para os empregados que fazem à manutenção do sistema informático de uma empresa