Plano
1. Introdução
O presente trabalho surge como resultado do grupo de pesquisa no IPET (Instituto Politécnico de Tecnologia e Empreendedorismo), na cadeira de Marketing e Relações Públicas sob orientação da Prof. Sara, e tem como tema de pesquisa Plano de Marketing.
O Marketing tem como princípio fundamental a satisfação das necessidades dos clientes actuais e potenciais e em todas as relações inerentes e complementares.
Para obter sucesso nas acções de marketing o planeamento é fundamental. Neste sentido o Plano de Marketing tem por finalidade orientar as estratégias das empresas e das instituições interessadas em obter maior eficiência, eficácia e efectividade nas actividades orientadas para o marketing.
2. Plano de Marketing
É um documento escrito que detalha as acções necessárias para atingir um ou mais objectivos de marketing.
Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produto. Os Planos de Marketing podem cobrir entre 1 e 5 anos.
Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário esse será de pouca utilidade.
2.1 Fases do Plano de Marketing
Normalmente o Plano de Marketing é composto das seguintes fases:
I. Sumário Executivo;
II. Situação Actual de Marketing;
III. Análise das Oportunidades;
IV. Objectivos;
V. Estratégia de Marketing;
VI. Programas de Acção;
VII. Controle de Marketing.
I. SUMÁRIO EXECUTIVO
Numa grande empresa todos os projectos devem ser submetidos a aprovação da administração, logo o sumário executivo consiste num breve resumo do plano proposto, com as principais metas e recomendações, direccionando à administração da empresa com o propósito de uma rápida avaliação, de modo a que haja um conhecimento prévio do objectivo pré-estabelecido, das metas a serem seguidas e da forma mais viável para uma realização objectiva e acima de tudo satisfatória.
O