Plano
O inverno provoca doenças respiratórias?
Compartilhe
[pic]Envie por email Imprima
[pic]
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA: • Alívio para os pulmões - 10/08/2011
Objetivos
- Conhecer e discriminar as doenças respiratórias sazonais.
- Diferenciar viroses de alergias.
- Reconhecer os componentes ambientais importantes na produção das doenças.
Conteúdos
- Doenças relacionadas ao aparelho respiratório.
- Diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas.
Tempo estimado
Uma aulas
Material necessário
Computador com acesso à internet (ou cópias da figura indicada nesta sequência didática) e uma cópia da reportagem "Alívio para os pulmões" (Veja, edição 2229, 10 de agosto de 2011) para cada aluno.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Inicie a aula contando aos alunos que eles aprenderão quais são as principais doenças que afetam o sistema respiratório - e vão investigar se esses problemas têm alguma relação com o tempo frio. Diga a eles que será uma boa oportunidade de desfazer alguns mitos e mal entendidos sobre o assunto.
Pergunte aos jovens: quais doenças respiratórias são agravadas pelo inverno? Com base nas respostas, faça uma lista no quadro. É provável que apareçam os termos gripe, pneumonia, resfriado, faringite, laringite, bronquite, asma e rinite.
Explique à turma que a chave para entender a relação do inverno com as doenças listadas é descobrir qual a causa de cada uma delas. Conte que, grosso modo, elas se dividem em dois grupos: as viroses e as alergias. Ambas têm aumento de incidência no inverno, mas por motivos diferentes. O objetivo da aula é descobrir quais são.
Para estimular a discussão, distribua cópias da reportagem de Veja para os alunos, pedindo que façam uma leitura silenciosa. O texto fala sobre formas de amenizar os sintomas das doenças respiratórias - cabe a você ajudar a turma a compreender melhor as causas.
Uma opção é começar abordando as viroses - as mais