Plano e planejamento
INTRODUÇÃO Planejar significa submeter uma dada realidade a um plano, planejar faz parte do ser humano. É impossível enumerar os tipos de planejamentos necessários à atividade humana, pois, estamos sempre racionalmente ensaiando processos de transformar idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a analisar a realidade e propor atitudes para transformá-la.
CONCEITO DE PLANEJAMENTO Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de instituições, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão sobre a ação; processo de previsão de necessidades disponíveis visando à concretização de objetivos, em prazos determinados, a partir dos resultados das avaliações. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, que tem como características básicas: evitar a improvisação, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.
CONCEITO DE PLANO Plano é um documento utilizado para o registro de decisões. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, pois somente desse modo é que se pode responder as seguintes questões: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com quem fazer. O plano é a justificativa das decisões tomadas relativas à ação a realizar. Plano tem a conotação de produto do planejamento. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática partindo da própria prática. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que envolve desafios e contradições.
A IMPORTÂNCIA E A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO
Planejamento é um importante instrumento de trabalho, que exige