PLANO A O COMUNITARIA
III SEMINÁRIO POLITICAS SOCIAIS E CIDADANIA
AUTORES DO TEXTO: Márcia de Figueiredo
Clementino Leite; Almira Almeida Cavalcante
Lucena
Lira;
Josefa
Adelaide
A participação cidadã no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM
Urbano) no município de João Pessoa/PB
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo descrever a importância da Participação
Cidadã no PROJOVEM Urbano no Município de João Pessoa/PB. O Programa Nacional de
Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO tem como proposta curricular a integração de três dimensões: O Ensino Fundamental, a Qualificação Profissional e a Participação
Cidadã de jovens que estão na faixa etária de 18 a 29 anos. Essa integração permite o desenvolvimento de uma conexão entre o conhecimento e a vivência dos jovens, incentivando-os na construção de um novo projeto de convivência social que venha melhorar suas condições de vida, bem como da comunidade na qual estão inseridos.
Esse processo se concretiza através de reflexões e ações sobre direitos humanos, cidadania, diversidade, família, comunidade, tecnologia social, integração, mobilização, dentre outras temáticas que favoreçam a articulação dos jovens na comunidade, a exemplo de sua participação nos mecanismos de discussão, elaboração, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas e serviços sociais que garantam os seus direitos. Palavras-chave: PROJOVEM, participação cidadã, direitos.
Introdução
Hoje, no Brasil, percebem-se articulações e debates que buscam incluir os jovens como sujeitos de direitos, através da construção de políticas públicas para a juventude.
Em 2004, o governo federal, no âmbito da Câmara de Políticas Sociais formou um Grupo
Interministerial de Juventude para a elaboração de uma Política Nacional de Juventude, tendo como ponto de partida a realização de um diagnóstico sobre as ações já desenvolvidas. A constituição de pastas específicas de juventude nas diferentes esferas de governo, em várias regiões do país, também, é uma demonstração