Plano salto triplo
Introdução
Nos primeiros anos do atletismo moderno os melhores saltadores eram irlandeses e escoceses. No salto triplo Irlandês os três saltos eram executados sobre a mesma perna (esquerda, esquerda, esquerda ou direita, direita , direita).
O salto triplo desenvolvido com passadas que se sucediam foi criado na Alemanha (direito, esquerdo, direito ou esquerdo, direito, esquerdo). No início dos Jogos Olímpicos Modernos (1896) foi oficializado a seqüência de saltos esquerdo-direito ou inverso. Esta seqüência tem a designação inglesa de “hop, step and jump”, são as seguintes:
Primeiro vôo: o pulo (hop), Segundo vôo: o passo (step), Terceiro vôo: o salto (jump)
Melhores triplistas brasileiros em Olimpíadas
Ademar Ferreira da Silva
Nelson Prudêncio
Mundiais de Atletismo
João Carlos de Oliveira
Objetivo do plano de aula
Apresentar às crianças a história da modalidade do atletismo salto triplo realizando um plano de aula utilizando materiais recicláveis. Após a parte teórica realizaremos atividades de maneira lúdica deixando um pouco de lado as rígidas regras das competições.
Visamos promover aos nossos alunos atividade física, promoção da saúde, interação social, espírito de aventura, valorização da natureza e do atletismo.
Idade
7 a 10 anos
Tempo estimado das atividades
Mínimo de 10 minutos em cada situação de aprendizagem e no máximo 50 minutos total em período pós-aula.
Metodologia
Para desenvolver as atividades de salto triplo utilizaremos os seguintes materiais:
9 Pneus (bambolês)
4 Caixas de papelão (barreiras)
3 Garrafas pet (cones)
2 Caixas de tinta guache
Guia (caso tenha alunos deficientes visuais)**
Giz e apito
As crianças ajudarão na confecção do material que será usado na aula, pintando as peças com a tinta guache. As cores chamativas tendem a estimular as crianças a participarem ativamente e cuidarem melhor do material.
Teremos como responsáveis pelas atividades um professor de