Plano operacional
A busca pelo profissional com boa qualificação e que satisfaça as necessidades da empresa, começa pela definição do perfil do candidato, que nada mais é a ideologia do profissional que queremos que ocupe o cargo. Mas surge sempre a dúvida de qual a melhor forma de encarar o mercado de trabalho e demonstrar as habilidades profissionais. Para isso é necessário que tenha um planejamento e metas a serem cumpridas.
Muito antes de pensar a vaga que irá trabalhar, a empresa discute a necessidade e quais os objetivos desse profissional. No ramo empresarial toda contratação necessita de planejamento, pois aumentará as despesas na intenção de aumentar a produtividade. Desse planejamento, elaborado com antecedência, são definidos os perfis a serem triados no mercado de trabalho para se ocupar o cargo em aberto.
Perfil quer dizer característica, porém associado ao mercado induz sempre aos pré-requisitos.
Muitas vezes o perfil profissional para ocupar uma determinada vaga é definido pelo momento da empresa, quanto aos pré-requisitos serão às qualificações para assumir o cargo.
Alguns autores conceituam que a referência na análise do perfil profissional, leva em consideração três saberes: o saber fazer, o saber ser e o saber agir.
O saber fazer - São dimensões práticas, técnicas e científicas adquiridas formalmente e/ou por meio da experiência profissional (curso/treinamento).
O saber ser - São personalidades e caráter, que ditam os comportamentos nas relações sociais de trabalho; como iniciativa, comunicação, produtividade e competitividade.
O saber agir – É o saber trabalhar em equipe, ser capaz de resolver problemas e realizar trabalhos novos, diversificados.
Algumas empresas trabalham