Plano Operacional de uma cafeteria e livraria
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA - FAE
Folha de Respostas
Módulo:
Logística Internacional
Data da Aula
13/03/2014
Tema Aula:
Comercio Exterior e Regimes de Importação e Exportação (Parte 1)
Professor:
Polo:
Santos/SP
Monitor:
Grupo
Nome Completo dos integrantes em Ordem Alfabética
Matrícula
1
249339
1) São termos internacionais de comércio, controlados pela Câmara de comercio Internacional, com o objetivo de auxiliar o comercio entre vendedores e compradores de diferentes países. Estabelece regras e clausulas de responsabilidade de contrato e direito do importador, é uma cláusula de contrato de compra e venda Internacional que indica as responsabilidades e direitos do comprador e do vendedor, são acordos entre cavalheiros, são regras que se coloca no contrato e tem peso de lei se ambos o aderirem. O contrato abrange: O ponto de entrega da mercadoria, Local exato de divisão das responsabilidades e custo das partes. Contém 13 Incoterms divididos em 4 grupos de afinidades.
2) FOB – Free On Board: o exportador deve entregar a mercadoria, desembaraçada,a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque. Esta sigla é valida para o transporte marítimo ou interior. Todas as despesas, até o momento em que o produto é colocado a bordo do veiculo transportador. Ao importador cabem as despesas e os riscos de perda ou dano do produto a partir do momento que este transpuser a amadura do designado, ou noutro local combinado, assumindo os custos e riscos ao transporte até o local de destino.
DES – Delivered Ex Ship - modalidade utilizada somente para transporte marítimo ou hidroviário interior. O exportador tem a obrigação de colocar a mercadoria no destino estipulado, a bordo do navio, ainda não desembaraçada para a importação, assumindo integralmente todos os riscos e despesas até aquele ponto no exterior.
3) Fatura pró - Forma , carta de crédito, remessa de valores, licença de importação