plano individual de atendimento
O Plano Individual de Atendimento (PIA) utilizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) tem como intuito facilitar e aproximar o relacionamento entre as famílias aqui atendidas e os profissionais no serviço. Através desse planejamento é possível observar as carências apresentadas e também qual será a melhor maneira de trabalhar essas dificuldades.
Através do PIA é possibilitado as famílias um momento de reflexão sobre sua história, escutando suas queixas e incentivando um novo olhar sobre essa situação, incentivando a busca por seus objetivos pessoais, prezando pela qualidade de vida.
Com essa interlocução entre profissionais e as pessoas atendidas, é dado um papel importante para essas pessoas, que muitas vezes não se sentiam protagonistas das próprias vidas, identificando quais suas necessidades e permitindo mudanças na sua maneira de se portar frente às dificuldades.
Para que a equipe possa construir o PIA e posteriormente poder utiliza-lo, é importante mergulhar na vida das famílias, onde além de realizar os questionamentos, possa também intervir de maneira adequada e vislumbrar novos objetivos, sendo também um exercício de possibilidades.
Durante as entrevistas realizadas, é percebido que existem dificuldades por parte dos familiares em elaborar respostas condizentes com as perguntas feitas, isso decorre principalmente devido à baixa escolaridade dos familiares e por ser uma prática pouco comum para eles (falar de si e de sua família).
Essa situação reflete a realidade que as crianças estão inseridas, muitas vezes famílias com dificuldade de comunicação e falta de dialogo, existe situações em que é desconhecido respostas simples sobre o cotidiano das crianças, fato que demonstra necessidade de maior interação.
Apesar da dificuldade de elaboração de respostas, percebe-se um interesse da família em participar desse processo. Assim existe um retorno de como o projeto está melhorando a vida de cada participante, fomentando