Plano inclinado
Os deslizamentos de terra são cada vez mais comuns em todas as regiões do mundo e preocupam a população, devido às pessoas construírem moradias irregulares em morros, ou próximo deles. Os deslizamentos ocorrem devido a fortes chuvas, que comprometem o solo encharcando-o, fazendo com que ele não segure todo o peso de cima e ceda, trazendo tudo o que está em seu caminho. Neste relatório será discutido e feito cálculos para mostrar que em um dia normal, seria difícil acontecer um deslizamento, visto que o solo está muito mais firme do que em dias de chuva.
ETAPA Nº1
Passo 1 - Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado a rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo. Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada.
Massa: 500 Kg P= m.g
Gravidade: 9,81 P= 500 x 9,81
Peso; ? P= 4905N
Passo 2 - Represente um plano inclinado de 30º e determine a componente da força peso paralela ao plano.
[pic][pic][pic]
Passo 3 - Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. Para o caso do equilíbrio estático, determine a tração no cabo.
[pic] [pic]
Passo 4 - Adotando a inclinação do terreno como 30º e supondo desprezível o atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base do plano.
[pic]
Passo 5 - Considerando a encosta como um plano inclinado de 30º cujo valor de h (altura) tomado na vertical é de 300 m, determine o comprimento da encosta.
[pic]
Passo 6 - Com os dados dos passos 4 e 5, determine a velocidade da rocha na base da encosta, supondo que não exista atrito.
[pic]
ETAPA Nº2 Passo 1 - Numa situação mais próxima do real, o coeficiente de atrito estático pode ser tomado como μ = 0,80.