Plano financeiro
Conforme mencionado ao longo deste plano de negócios, infelizmente os investimentos iniciais em tecnologias sustentáveis ainda são muito altos no Brasil. Isso evidencia a problemática do empreendimento, que embora se beneficie com a redução de custos proveniente das práticas de reuso de materiais em sua estrutura, tem que arcar com um desembolso relativamente alto no momento da aquisição de equipamentos e tecnologias específicas e necessárias a este tipo de negócio.
Com o intuito de dar uma solução à problemática acima descrita, a presente análise financeira se diferencia das demais focando em aspectos que realmente são relevantes aos potenciais investidores, tais como valor investido e tempo de retorno do investimento, que efetivamente farão diferença para os mesmos no momento da decisão pela sociedade. O objetivo é mostrar através do comparativo frequente entre o LadoEco e um bar comum que embora o investimento inicial em um bar sustentável seja realmente mais alto, seu retorno a longo prazo é menor.
Todos os gastos e despesas foram subdivididos em tópicos para facilitar o entendimento, deixando para o final do planejamento as análises de investimento total e rentabilidade bem como o demonstrativo de resultados.
10.1 Descrição dos investimentos
No plano de negócios em questão, é de extrema importância que se note a diferença entre os investimentos feitos em um bar sustentável como o LadoEco e em um bar comum que não faça uso de práticas e tecnologias que favoreçam ao meio ambiente. Assim sendo, foi preciso focar na descrição detalhada de todos os investimentos necessários para que a operacionalização do negócio ocorra,
mostrando os altos custos presentes nas tecnologias sustentáveis, bem como a economia que se pode fazer através do reuso de materiais na estruturação do negócio.
10.1.1 Investimentos em produção
Os investimentos em produção são aqueles ligados aos alimentos e bebidas propriamente. Estes