Plano Financeiro 1
O plano financeiro fornece ao empreendedor, uma visão global da empresa, que mostra a relação entre receita e despesa, ou seja, entrada e saída. Oferece uma base em curto prazo para o controle orçamentário a fim de prevenir um dos problemas mais comuns nos novos empreendimentos - a falta de dinheiro.
O plano financeiro deve explicar para qualquer possível investidor como o empreendedor planeja cumprir todas as obrigações financeiras, sendo elas pagar dividas ou render lucros ao investidor.
O planejamento financeiro precisará da projeção de dados de no mínimo três anos para satisfazer empreendedores externos, sendo que no primeiro ano deve refletir dados mensais.
Tem-se como um dos objetivos do planejamento financeiro desenvolver uma relação harmoniosa entre o crescimento da empresa com a necessidade de produção necessária para dar sustentação à mesma, necessidade de investimentos externos, previsão de pagamentos de dívidas e impostos, salários, estimativa de custos da produção entre outras, com o intuito de provera empresa de recursos financeiros.
Segundo Ross (1998), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão.
Gitman (1997) menciona: “O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para