Plano farmácia de manipulação
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de negócio: Farmácia de Manipulação
Principais ofertados/Produzidos: Medicamentos em geral e manipulados, Compostos químicos, Cosméticos, Produtos de higiene pessoal, etc...
APRESENTAÇÃO. A farmácia de manipulação prepara o medicamento sob medida para as necessidades do cliente, de acordo com as recomendações do médico solicitante. A filosofia das farmácias de manipulação, consiste em remédios manipulados na hora sob receita médica, com princípios ativos adequados e na dose certa para cada indivíduo.
MERCADO. Depois do Plano Real, com a estabilidade da moeda, muita gente que antes consumia menos medicamentos, passou a cuidar um pouco mais da saúde. Segundo a Abifarma, pelo menos 20 % da população da faixa E passou a consumir mais medicamentos. Stress, hábitos alimentares incorretos, poluição, doenças do trabalho, são problemas que levam cada vez mais gente às farmácias em busca de medicamentos e asssociam-se à abertura da economia brasileira, trazendo como conseqüência um apelo aos produtos importados, fortalecendo um mercado que cresce a ritmo acelerado no Brasil: o das vitaminas e suplementos alimentares. Segundo a Abifarma, existe um enorme potencial de crescimento para produtos farmacêuticos, considerando que o mercado consumidor real no Brasil é de apenas 30 milhões para uma população de 150 milhões, isso porque só entra nesse mercado consumidor quem ganha mais de quatro salários mínimos. E este mercado ainda não está saturado.
LOCALIZAÇÃO. Para abrir uma farmácia de manipulação, é fundamental a escolha adequada do ponto, ou seja, deve-se pesquisar bem antes de adquirir ou alugar um imóvel. Verificar quantas farmácias de manupulação existem na região a fim de conhecer o tamanho da concorrência. Lembre-se que a boa rentabilidade é resultado de uma conjunção de fatores que envolve principalmente o local em que foi instalado o estabelecimento.