Plano estratégico
Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização.
Através do plano estratégico, podem-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual.
Na Administração de Recursos Humanos, o planejamento estratégico assume um papel importante no qual se diz respeito à tomada de decisão. Ele atua como determinador e executor de ações direcionadas ao fim comum da organização envolvendo a análise de eficiência e eficácia das pessoas que compõem a empresa.
O planejamento estratégico da gestão de pessoas se baseia no conceito básico do RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positiva e favorável a organização, envolvendo aspectos como satisfação e qualidade de vida.
As organizações focalizadas na estratégia compreendem a importância de comprometer e alinhar todos os empregados com a estratégia, pois os empregados são as pessoas que efetivamente implantarão a estratégia, sem a execução da estratégia, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de uma análise organizacional, com isso a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. Define: As pessoas como agentes pró-ativos e empregadoras. São pessoas que gerem e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam e dirigem o negócio da empresa. As pessoas que participam do processo de gestão estratégica de uma organização devem ser consultadas, sobre as mudanças que poderão ser promovidas, essas pessoas são consideradas o coração da organização, pois são essas pessoas que conhecem realmente os problemas que começam na parte operacional de uma empresa.
Por outro lado, além de terem