plano diretor
Na visita ao laboratório, foi realizado um experimento físico onde foram abordadas algumas propriedades dos fluidos como massa específica e densidade de dois líquidos: água e álcool. Será observado a importância de fatores externos como a temperatura, que podem influenciar nos resultados finais dos experimentos, e gerar importantes discursões a respeito das propriedades dos fluidos.
Utilizando uma balança de precisão calibrada em g (gramas) e um recipiente de Erlenmeyer calibrado em ml (milillitros), foi observado que seriam obtidos resultados no Sistema CGS de unidade de medidas, que foram convertidos para o SI (Sistema Internacional), Kg/m3. A uma temperatura que o laoboratório estava submetido, diferente de 4ºC, foram medidos 200ml de cada fluido supracitado, separadamente, e pesados em seguida.
Para o 1º fluido (água), foi verificado que a massa específica resultou: 1.055 Kg/m3. Diferente, portanto, da esperada 1.000 Kg/m3, o que se justifica diante da temperatura diferente de 4ºC.
A densidade relativa encontrada foi de 1 (um), provando assim a propriedade.
Para o 2º fluido (álcool), foi verificada a massa específica de 840,50 Kg/m3; e densidade relativa de 0,79.
Fluidos
Os fluidos compreedem os líquidos e os gases. Os líquidosnescoam sob a ação da gravidade até ocuparem as regiões mais baixas possíveis dos vasos que os contêm.
Num líquido ou num sólido as moléculas estão muito próximas umas das outras e exercem forças de interação comparáveis às forças de ligação dos átomos nas moléculas. Nos líquidos, as moléculas formam ligações temporárias de curto alcance que são continuamente rompidas pela agitação térmica e depois reformadas. Essas ligações matêm a unidade dos líquidos. Não existissem, o líquido rapidamente se transformaria em vapor.
Propriedades dos fuidos
Massa específica, Densidade, Peso específico, Viscosidade.
Massa específica (⍴)
A massa específica é a razão entra a massa e o volume de um fluido, sendo sua