plano diretor de cuiabá
CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Plano Diretor de Cuiabá
CUIABÁ – MT
JULHO DE 2014
PLANO DIRETOR DE CUIABÁ
Alunos: ANA BEATRIZ DO NASCIMENTO MARQUES
LUCAS DOS SANTOS GIESELER
PAULO ROBERTO DE MORAES JUNIOR
3° B
Trabalho solicitado pelo professor Cleberson da disciplina de Planejamento Urbano.
CUIABÁ – MT
JULHO DE 2014
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho explica exatamente o que é o Plano Diretor do Município de Cuiabá, para que serve e seus objetivos. E ainda citamos algumas propostas de construção.
Um documento que estabelece as diretrizes gerais do desenvolvimento urbano no município, foi remitido em Outubro de 2006, consolidou-se na Lei Complementar n.º 150, sancionada em 29 de janeiro de 2007 pelo prefeito Wilson Santos. Essa nova proposta do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), órgão da prefeitura, substitui o documento antigo, elaborado em 1992, e terá validade até 2020.
DESENVOLVIMENTO
O planejamento urbano em Cuiabá, até metade dos anos 1970, foi objeto de trabalhos setoriais de planejamento por parte de técnicos da própria Prefeitura. Tratavam, quase sempre, da ampliação do sistema viário. Em 1974, a cidade já dispunha de um Plano de Desenvolvimento Local Integrado – PDLI. Com base neste foram aprovadas as primeiras leis de zoneamento e parcelamento do solo urbano, juntamente com as leis definidoras do Perímetro Urbano e o Código de Obras. Essas iniciativas tinham por referência o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo (Serfhau), entidade federal responsável pelo planejamento das cidades brasileiras. Apesar de sua promulgação como lei municipal, as propostas do referido plano não chegaram a ser implementadas, à semelhança do que ocorreu com a maioria dos planos realizados no País àquela época. O Plano Diretor de Cuiabá consolidou-se na Lei