Plano De A O
Jéssica Santos de Oliveira
Marinete Alves de Meira
Plano de Ação – ESF FLÁVIO GARCIA
Coxim – MS
2014
Jéssica Santos de Oliveira
Marinete Alves de Meira
Plano de Ação – ESF FLÁVIO GARCIA Trabalho da Disciplina de Estagio Obrigatório I, ministrada pelo Prof.Ms. Flavia Renata Zuque para obtenção parcial de nota. Do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Coxim.
Coxim – MS
2014
Plano de Ação
INTERVENÇÕES REALIZADAS:
PROBLEMA: Durante o tempo de estágio dentro da estratégia em saúde da família (ESF), temos observado uma grande demanda de atendimento de pacientes com Hipertensão Arterial ,que não realizam tratamento adequado e controle da pressão arterial. Quando procuram à unidade para consultas sempre estão com a pressão arterial elevada durante a pré-consulta e quando perguntamos se esta realizando o tratamento conforme prescrito ,relatam que esqueceram de tomar o medicamento no período ;que quando se sentem aparentemente bem não tomam e que quando tomam é no horário errado.
JUSTIFICATIVA: Diante do grande número de pacientes hipertensos foi elaborado um plano de ação. Foi realizada uma revisão bibliográfica para subsidiar a palestra. É necessário que a população de hipertensos seja incentivada ao autocuidado, garantindo assim uma melhora em seu estado de saúde. Percebemos com esta reflexão que a adoção do autocuidado pelos pacientes diminui agravamentos. Conscientizar a população em geral da importância de se medir a pressão arterial e de se informar sobre a hipertensão, com suas principais causas, fatores predisponentes, prevenção e controle. O enfermeiro deve conhecer as causas que levam a não adesão do tratamento e ao autocuidado auxiliando a equipe no planejamento das ações aumentando a melhora do tratamento, diminuindo complicações da doença e proporcionando melhor qualidade de vida. Espera-se o aumento da confiança dos pacientes e